Boa noite a todos a Busscar Ônibus S.A, teve a sua assembléia de credores suspensa pelo juiz Maurício Cavallizi Povoas, segundo ele a empresa iria quebrar caso não fosse suspensa a assembléia, a reunião entre os funcionários e credores, teve início as 8 da manhã de Terça-feira 22, cerca de 3 mil credores comparesseram.
A PROPOSTA
A proposta da Busscar era ter descontos de 7% até 37% na dívida total dos trabalhadores, que seriam pagos em até 36 parcelas iguais, segundo Cláudio Nielson, atual presidente da encarroçadora catarinense, os descontos são somente nas multas e penalidades feitas pela justiça, os funcionários protestam a proposta que era pagar 40% dos débitos de FGTS, o presidente garante que os funcionários e ex-trabalhadores da empresa receberão 100% de todos os débitos trabalhistas: SALÁRIOS, FGTS, FÉRIAS EM DOBRO, INSS, entre outros créditos cotados pela Busscar
INVESTIDOR DE FORA
O possível investidor do grupo Busscar poderá ser um grupo Chinês, a intenção é investir cerca de 130 ou 140 milhões de reais no patrimonío da encarroçadora, para Cláudio se alguém colocar dinheiro não vê problema em continuar com a atual diretoria, o sindicato dos mecânicos afirma que o grupo investidor irá participar de todas as negociações do grupo Busscar.
FALÊNCIA
A falência pode ser decretada ainda pelo juiz, caso os credores votem contra o plano de recuperação judicial da empresa, o grupo chinês quer separar o pasivo do ativo da Busscar de hoje, a dívida ficaria com os atuais donos da encarroçadora, a dívida também poderá cair nas costas da Tecnofibras S.A, que hoje tem um faturamento 5 vezes menor do que o montante da dívida, e segundo o advogado da encarroçadora catarinense Euclides Ribeiro Júnior, quebraria em pouco tempo, os bens da fabricante de ônibus não coonseguem pagar nem a metade da dívida total da Busscar.
APROVAÇÃO DO PLANO
A aprovação do plano de recuperação judicial da Busscar é sem nenhuma dúvida um alivio para os atuais diretores da Busscar, a empresa irá precisar de pelo menos 6 meses de carência para iniciar o pagamento da categoria trabalhista, a saída para ganhar fôlego é a venda da Tecnofibras avaliada em 60 milhões, e outros bens que não tem ligação com a produtividade da Busscar seriam vendidos para arrecadar juntos cerca de 100 milhões para conseguir dar ritmo mais forte na produção atual que entrega cerca de 3 unidades por semana, ou seja, menos de uma unidade por dia, a meta era fazzer 1.818 carroçerias no ano de 2012, 120 já estão encomendadas, e cerca de 50 já foram entregues aos seus devidos clientes.
PRODUÇÃO ATUAL
Os ônibus estão sendo feitos com prazos de cerca de 2 meses, 600 funcionários trabalham diariamente para finalizar carroçerias encomendadas dese o início da recuperãção judicial da empresa, empresas como Romeliza, Coit Internacional e Kuelap, já receberam cada uma duas unidades do Panorâmico DD, segundo Cláudio Nielson, o foco era manter os funcionários vinculados a trabalhando, para que as máquinas não fiquem enferrujadas ou quebradas.
By: TLD...
Infelizmente as leis trabalhistas, tributárias, fiscais, e o alto custo operacional Brasileiro (Energia, combustível, etc.)estão quebrando as empresas brasileiras, só não vê quem não quer, logo a China será Aqui!!! E ai não vai dar pra competir com as máquinas que eles vão trazer, elas não pagam sindicato, não pagam impostos, não fazem greve...Só tem um problema, elas não consomem produtos.
ResponderExcluir