Bom dia a todos, hoje é o dia ''D'' para a Busscar Ônibus S.A, a assembleia de credores está marcada para ocorrer hoje dia 22 de maio de 2012. De agora em diante contarei os fatos que revolucionaram o mercado rodoviário, urbano e micro. Em 17 de setembro de 1946 Augusto Bruno Nielson e seus irmãos abriam uma marcenaria, faziam móveis e esquadrias de madeira, o negócio que resultou na segunda maior encarroçadora da américa foi no ano de 1948 quando receberam uma encomenda para reformar a carroçeria de uma jardineira, em 1949 decidiram parar de reformar carroçerias e montaram uma jardineira sobre um chassi Chevrolet gigante. Harold Nielson chegou na cidade em 1956 com seus 17 anos de idade, para ajudar o pai Augusto Bruno Nielson, a empresa tomou novos rumos após a sua chegada, o que resultou no lançamento da várias carroçerias. Em seu auge a empresa teve o 35º lugar de empresa com maior retorno em dinheiro a cada 100 que o investodor colocava tinha de retorno 25, segundo a revista EXAME. Infelizmente na noite de 30 de outubro de 1998, os negócios de Harold foram interrompidos pelo acidente de avião, era por volta das 21:30 de sexta-feira quando os moradores firam em um morro de Joinville uma explosão, uma aeronave pequena no modelo Pipe Cheyenne, nele estaavam Harold Nielson, 61 anos, o piloto Paulo Duleba, de 42 anos e seu filho Paulo Duleba Filho.
Em seu enterro, dois caminhões cheios de coroas de flores foram levados ao cemitério municipal de Joinville, os caminhões mandados por clientes, fornecedores e amigos da família. Os filhos Cláudio Nielson e Fábio Nielson, lembram do que o pai dizia: '' Quero morrer em véspera de um feriado, para não parar a produção.'', a sua sucessão já estava sendo planejada mesmo caso não morrese, Edson Andrade na época diretor a Mangels, estava em Los Angeles quando foi chamado, entrou na empresa em 1999, diferente de Harold, Andrade visava a internacionalização, abriu fábrica no México em 1999, e na Colômbia em 2002.
EDSON ANDRADE O ''GÊNIO'' QUE ATUOU NA BUSSCAR
Harold Nielson vinha planejando sua aposentadoria, como os filhos ainda não estavam prontos para ocupar tal posição, nomeou Edson Andrade que entrou na encarroçadora que ainda estava produzindo muito bem, e investiu 15 milhões de dólares na fábrica mexicana comprou 100% da encarroçadora qe servia de oficina para produtos antigos, na colômbia a Busscar entrou com 40%, ou seja, até hoje a encarroçadora catrinense é minoritaria. Segundo Nereu Martineli, dono de um dos maiores grupos de advocacia do Brasil, afirmou em reportagem: ''Dois gênios atuaram em Joinville, o ex-presidente da Cipla e Edson Andrade, os dois conseguiram quebrar duas empresas inquebráveis, a Cipla e a Busscar.'' Edson Andrade viu a empresa em crise após gastar milhares e milhares de dólares no investimento para compra de cabines de pintura 16 no total.
A CRISE DE 2001, 2002 e 2003
Edson Andrade conseguiu colocar a Busscar em crise que iniciou nos anos de 2001 e 2002 e se deslanchou nos anos seguintes, milhares de funcionários foram demitidos para que a empresa conseguisse um empréstimo de 30 milhões de reais com o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Social), com o dinheiro aplicado na linha de produção a Busscar conseguiu um folêgo na produção, em 2005 a diretoria voltou para as mãos da família Nielson, Cláudio Nielson e sua mãe Rosita Nielson assumiram o poder do grupo que conseguiu voltar a produzir quase 500 ônibus por mês, Fábio Nielson ficou cuidando da fábrica Mexicana, entrou em crise em 2007 mas conseguiu segurar as pontas e manter uma boa produtividade.
OS LANÇAMENTOS DA ENCARROÇADORA
1961- Diplomata
Com 28 anos de produção o Diplomata da Nielson conseguiu ser o Rei das Estradas brasileiras e internacionais, lançado em 1961 e saiu de linha em 1989, o Diplomata foi o passo de entrada para a Nielson no mercado ônibus, na versão articulada, até na versão toco ou trucada, chamava a atenção nas rdoviárias e estradas do Brasil, a linha possuia uma cabine espaçosa para o motorista e motorista reserva, sanitário amplo no sub-solo, poltronas Leito ou Semi-leito.
1987- Urbanus
O Urbanus somente com um 'S' foi lançado no ano de 1987, a linha foi a primeira carroçeria feita no país toda em alumínio, possuia linhas aerodinâmicas, grade frontal para circulação de ar no motor, piso em alumínio e vão das janelas também, saiu de linha em 1990 quando foi aperfeiçoado.
1998- Panorâmico DD
Com lançamento no ano da morte do seu patriarca a Busscar renovou a sua indentidade visual com o Busscar Panorâmico DD, lançado na versão trucado somente na traseira ou na dianteira, com opção do piso inferior e superior terem poltronas Leito, Semi-Leito ou executivo o cliente se sente confiante na hora de fazer um pedido á Busscar Ônibus S.A.
1999- Urbanuss Pluss
Lançado em 1999 o Urbanuss Pluss já saia de linha na versão Low Entry, ou seja, piso baixo, articulado e Bi-articulado, inovou na forma de design, ergonomia e conforto, o Urbanuss Pluss foi lançado no final da palavra dois 'S' que lebra BUSSCAR, os produtos foram aperfeiçoados nos anos seguintes.
2002- Urbanuss Pluss Tour
O primeiro ^ônibus para turismo na América Latina foi lançado na Busscar, o Urbanuss Tour lançado em 2002, já possuia as novas linhas do Urbanuss Pluss além de possuier o retrovisor do Panorâmico DD.
2003- Miduss
Em 2003 o primeiro Midi-Ônibus com motor traseiro lançado no Brasil, foi criado para renovar as linhas da encarroçadora catarinense.
2008- Vissta Buss Elegance 360
Em 2008, preservando o nome Vissta Buss, a Busscar acrescentou Elegance as novas linhas dos vidros laterais, traseiros e frontais truoxeram design futurístico ao Brasil e ao mercado internacional.
2009- Urbanuss Pluss Low Entry
Em 2009, renovando a sua linha urbana a Busscar, lança o novo modelo do Urbanuss Pluss Low Entry, com linhas futurísticas, interior espaçoso e opcção de ar condicionado e climatizadores fazem o sucesso do modelo mais requisitado pelo mercado brasileiro e internacional.
2009- Panorâmico DD
Com nova frente do Vissta Buss Elegance, novo retrovisor com seta indicadora, novo interior com teto estrelado, novas poltronas Leito, Semi-leito e Executivo a Busscar inova mais uma vez trazendo o novo Panorâmico DD que completa este ano 14 anos de lançamento.
2012- Vissta Buss Elegance 400
Sem ser lançado em feira ou em público a Busscar entregou o Vissta Buss Elegance 400, a sortuda que levou esta unidade foi a baiana Zutur, com poltronas Leito Pullman Bus a Busscar renova a sua identidade dos LD's.
A EVOLUÇÃO DAS LOGOMARCAS
Em 1946 a Nielson criou a sua logomarca sem nenhum detalhe em 3 D ou sombra vez com que o mercado conhecesse o N de Nielson, em 1989 renovou para as 4 estrelas azuis e o fundo amarelo, BUSSCAR foi escrito com dois pontos um no C e outro no U, em 2010 as estelas continuaram mas em 3D e na cor cinza com um fundo em preto o logo tem detalhe sombreado as letras BUSSCAR foram retiradas os dois pontos do U e do C.
A assembleia de credores acontece hoje a partir das 13 horas da tarde, caso não tenha muitas pessoas a aseembleia será adiada para 29 de maio com presença obrigatória do credor.
Em breve mais postagens.
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