Logo

Logo

domingo, 18 de agosto de 2013

ESPECIAL BUSSCAR: A PRIMEIRA ERA BUSSCAR

A Busscar passou por dois ótimos momentos, um ainda no século XX, no ano de 1990 a Nielson Carrocerias S.A, passava a se chamar Busscar Carrocerias e Ônibus S.A, e logo após passou com o nome Busscar Ônibus S.A. Para acompanhar a transformação da logomarca e o marketing da nova empresa, é claro, uma nova gama de produtos rodoviários e algumas novas especificações, como por exemplo a linha Urbanus passar a ter o nome de Urbanuss, simbolizando os dois ''S'' que o nome Busscar tinha, Busscar significa Buss=ônibus e Car=carroceria em sueco, outra curiosidade é do logo ser amarelo e azul, as mesmas cores da Suécia, país de origem da família Nielson.
Nova logomarca, implantada em 1990 que foi usada por 20 anos.

MODERNIZAÇÃO DA MARCA, MODERNIZAÇÃO DOS PRODUTOS...
Modelos da esquerda para a direita: Jum Buss 380 e 360, El Buss 340 e 320.
Com a implantação de uma nova logomarca, surge também a ideia de Harold Nielson em colocar novos ônibus, mais tecnológicos para rodar em ruas do Brasil e do mundo, para isso é lançado com poucos traços semelhantes aos Diplomatas, a nova série rodoviária e de fretamento da Busscar.
Surge então os modelos:

- Jum Buss 380 - O top de linha da marca na época, turismo de alto padrão para longas distâncias com muitos itens de conforto, e 3.80 metros de altura.

- Jum Buss 360 - Ônibus para linhas rodoviárias e de turismo, era mais baixo, porém com 3.60 metros de altura também tinha seus itens exclusivos de conforto e tecnologia.

- El Buss 340 e 320 - Alturas de 3.40 ou 3.20 metros, os dois ônibus eram utilizados para linhas mais curtas entre cidades próximas, também tinha sua grande adaptação para fretamento dentro de cidades.

Tecnologia, qualidade, eram sinônimos na nova era de produtos Busscar, assim as tendências de mercado começaram a chegar na Busscar, a linha passou por uma reestilização no ano de 94.

As linhas de 94 eram parecidas, alguns traços nos modelos rodoviários e urbanos eram notados, como por exemplo o grupo óptico de faróis.

Em 1994, a linha passa por uma resstilização e novos produtos são implantados na marca, como o Jum Buss 400 LD, onde o motorista tinha uma cabine separada dos passageiros com cama, e outros itens de conforto, e os passageiros tinhas uma visão panorâmica no andar de cima o salão ocupava 100% do piso superior, os vidros eram também colados. Surge também o modelo Vissta Buss com vidro único do motorista sem nenhuma divisão, o que para os passageiros das primeiras 4 poltronas tinham uma visão melhor da estrada daí o Vissta de uma visão melhor.
Modelo Vissta Buss, na foto, versão de 1998.

O PRIMEIRO DOUBLE-DECKER DA MARCA...
O Panorâmico DD, chegou para brigar e conquistou vários mercados de clientes.

Era 1998, um ano conturbado para os Nielson e para a Busscar, no início do ano a empresa lança  o primeiro Double-Decker da Busscar o Panorâmico DD, uma área totalmente envidraçada no piso superior, e no piso inferior o motorista com seu ''quarto'', cabine confortável com cama e amplo espaço interno, ainda também, o piso inferior dos passageiros, área VIP com possibilidade de tudo, mesa de jogos, poltronas em couro legítimo, mini bar, sofá, entre outros itens de luxo e conforto  supremo. Novas linhas mais arredondadas, somente o Panorâmico DD tinha a sua frente, traseira e laterais com aquele design o TOP de linha da Busscar, design único.

No mesmo ano, em outubro Harold Nielson o idealizador da Nielson e da Busscar, morre precocemente em acidente aéreo em Joinville-SC, o que dava início na segunda Era Busscar, que você acompanha no próximo domingo. NÃO PERCA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário