A Busscar começava em 1999, uma nova Era, final do século XX, Edson Andrade entrava no comando do Grupo Busscar. O empresário já tinha como objetivo internacionalizar a marca Busscar, mas antes disso começou a investir em novos produtos que foram lançados em 1999, entre eles:
Urbanuss Pluss - O ônibus tinha algumas linhas do Panorâmico DD lançado no ano de 1998, se tornou referência para outras linhas urbanas da marca, mas não substituiu o modelo Urbanuss que continuava firme no mercado.
Micruss - O modelo micro-ônibus entrava na marca Busscar com um parecido design frontal do Panorâmico DD, o modelo teve versões Micruss Urbano, Micruss Rodoviário e ainda Mini-Micruss
Lançada a nova leva de produtos a Busscar só tinha a crescer a última série do modelo Vissta Buss foi lançado em 1999. Edson Andrade enquanto isso só planejava investimentos no exterior em grande potencial.
EM 2001...
A tão esperada nova marca Busscar chegou, depois de passar por restilizações os ônibus com os mesmos nomes ganharam uma nova cara, design interno, externo, novos itens de conforto, tudo que era de melhor em tecnologia e qualidade na época, saiu então a nova família rodoviária da Busscar.
Na foto, modelo rodoviário Jum Buss 380, vinha na versão 360, nada muda, apenas a altura de um carro para o outro. Tinha todos os itens de conforto para linhas rodoviárias e turismo, percebe-se que a linha da empresa muda totalmente, o design ficou mais aerodinâmico.
O Jum Buss 400 não ficou de fora, todos os ônibus rodoviários tinham a mesma cara, retrovisores com seta indicadora e tudo mais, o Jum Buss 400 ainda mantinha a visão panorâmica das primeiras poltronas dos passageiros.
Os El Buss também trocaram de cara, mas ficaram um pouco mudados em relação a nova linha, também acompanhava os traços nos faróis frontais.
EM 2002....Ainda lançando modelos, a Busscar coloca no mercado o primeiro ônibus de dois andares para turismo na América Latinha é o Urbanuss Pluss Tour, o ônibus contava com o andar de cima sem teto, apenas como opcional e o piso inferior com ar condicionado e vidros colados, foi muito requisitado em cidades turísticas do Brasil.
Com todos esses lançamentos a Busscar tinha que pisar no freio, porém a partir de 2008 a coisa começou a mudar novamente, sob o comando da família Nielson novamente a empresa começava a lançar a nova linha que ainda vemos nas ruas e estradas brasileiras, a linha Elegance.
A linha Elegance mantinha o mesmo design do modelo de 2001, mas com algumas mudanças, as laterais tinham o primeiro vidro com uma queda para baixo, a frente mudou bastante, tirando a grade de design, o vidro ficou maior em altura, o grupo óptico de faróis em LED também mudou, a primeira a usar lâmpadas em LED para faróis era a Busscar, com um design de alta performance a carroceria ganhou um ''ar'' tecnológico e inovador.
A linha Elegance começou a substituir os Jum Buss, o nome oficial da marca era Vissta Buss Elegance 340, 360, 380. Primeiro foi lançado os modelos rodoviários leves e médios para a linha da empresa, após isso seria lançado o modelo rodoviário pesado com LD e DD.
VEIO O NOVO PANORÂMICO DD
O novo top de linha da Busscar não deixou a desejar em nenhum aspecto, a marca inovou com as melhores tecnologias para trazer a linha Elegance para o Panorâmico DD, mas mesmo assim o modelo tem exclusividade só dele, como por exemplo a traseira, com design que é somente utilizado no Panorâmico DD. Mantendo assim uma exclusividade da marca Busscar, os modelos rodoviários e Double-Decker tinha o reconhecimento internacional e ganhou o prêmio consecutivo do IF-Design que ocorre todo ano em Hannover na Alemanha.
AINDA EM 2009...
O modelo Urbanuss Pluss também tinha renovação na sua linha, ganhou design exclusivo e só saia de fábrica na configuração Piso Baixo com motor traseiro, mas em 2010 ganhou a versão Piso Baixo com motor dianteiro e em 2012 saiu de fábrica com motor dianteiro e piso convencional alto.
Itens de conforto como poltronas em couro plastificado urbano, luzes internas em LED, lanternas em LED, vidros maiores, acessibilidade em duas das três portas (pois a última tem degraus por causa do motor), lugares exclusivos para idosos e cadeirantes, entre outros itens de conforto e segurança.
ELEGANCE 400
Mesmo em crise, na qual falaremos no próximo episódio do Especial Busscar, a marca Busscar não lançou em feira nem em convenção mas produziu algumas unidades em série entre 2011 e 2012, do Vissta Buss Ellegance 400, o que era esperado toda tecnologia do Elegance com alguns traços do Panorâmico como por exemplo o retrovisores que é item de série do modelo da marca.
Semana que vem tem mais, vamos falar das situações difíceis que passou o Grupo Busscar no século XXI
Nenhum comentário:
Postar um comentário